A acne é uma condição super comum na vida das pessoas. Cerca de 85% dos adolescentes terão problemas com as espinhas.
Embora se torne menos comum na idade adulta do que na adolescência, quase metade das pessoas na faixa dos 20 e 30 anos continua a ter acne.
Mas por mais que seja algo comum, a presença de acne na vida adulta é algo incômodo.
Muitas mulheres relatam se sentir desconfortáveis, com uma aparência infantil, e até com questões de autoestima, depressão e isolamento social.
Na adolescência a acne é uma queixa que está ligada às mudanças ocorridas nessa fase de crescimento e as oscilações hormonais, fazendo com que haja um estímulo maior de oleosidade na pele.
Agora, o que causa a acne na vida adulta?
Intestino
Estudos demonstraram uma conexão íntima entre o intestino e a pele. As alterações digestivas costumam ser frequentemente acompanhadas por manifestações cutâneas. E o sistema gastrointestinal, particularmente a microbiota intestinal (o conjunto de microrganismos residentes), parece influenciar no surgimento de muitos distúrbios inflamatórios.
Recentemente, foi sugerido que a microbiota da pele é regulada pelo microbioma intestinal, provavelmente por meio do efeito modulador dos microorganismos intestinais na nossa imunidade.
Além disso, foi demonstrado que a microbiota intestinal de pacientes com acne difere de indivíduos saudáveis.
A alimentação é um fator fundamental para estimular o crescimento e a manutenção de microrganismos saudáveis no intestino e na pele.
Hiperandrogenismo
Os andrógenos desempenham diversas funções fundamentais para a saúde da mulher, como por exemplo a manutenção da massa muscular, e o amadurecimento do folículo.
Porém quando em níveis elevados esses hormônios, como a testosterona e o DHT, agem nas glândulas sebáceas, estimulando a produção de sebo.
O excesso de andrógenos é muito comum em mulheres com a Síndrome do Ovário Policístico e Hirsutismo (aumento de pêlos).
Nutrientes como o zinco e vitamina D são fundamentais para a manutenção de níveis saudáveis de testosterona no nosso organismo.
Insulina e IGF-1
A insulina é um hormônio importante para a nossa saúde, mas que em excesso pode piorar o quadro da acne. Níveis elevados constantemente desse hormônio é capaz de aumentar a inflamação no comedão. Além disso, pode influenciar todo o eixo androgênico amplificando a síntese de andrógenos e inibindo SHBG (Globulina Ligadora de Hormônios Sexuais) .
Já o IGF-1 é estrutural e funcionalmente idêntico à insulina, mas com efeitos metabólicos distintos. Tem efeitos metabólicos na pele, incluindo as glândulas sebáceas, e as células epiteliais.
A produção desses dois hormônios é influenciada pela carga glicêmica da dieta, ou seja, quanto maior a ingestão de alimentos fontes de carboidratos simples (que são rapidamente digerido e absorvido), maior a elevação da glicemia e dos níveis de insulina e IGF-1.
Referências
Ref: Dagnelie, M.-A., Poinas, A. and Dréno, B. (2022), What is new in adult acne for the last 2 years: focus on acne pathophysiology and treatments. Int J Dermatol, 61: 1205-1212. https://doi.org/10.1111/ijd.16220 / https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ijd.16220?saml_referrer
Dreno, B., Bagatin, E., Blume-Peytavi, U., Rocha, M. and Gollnick, H. (2018), Female type of adult acne: Physiological and psychological considerations and management. JDDG: Journal der Deutschen Dermatologischen Gesellschaft, 16: 1185-1194. https://doi.org/10.1111/ddg.13664
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ddg.13664
Setavand, Z., & Ekramzadeh, M. (2019). Glycemic Control and Acne: A Review. International Journal of Nutrition Sciences, 4(2), 59-64. https://ijns.sums.ac.ir/article_44934_6b9c0ddd80ad4a7765686e77ce2837f9.pdf
Uma resposta
I needed to thank you for this excellent read!! I certainly enjoyed every little bit of it. I have got you saved as a favorite to check out new things you postÖ